O primeiro Seminário Interativo de Gestão, evento que integra o projeto de extensão universitária “O Papel do Gestor das Escolas Básicas do Município de Joinville”, sob coordenação da professora Dra. Marileia Gastaldi Machado Lopes, ocorreu em 20 de agosto no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville. O evento contou com a presença de 90 gestores das redes estadual e municipal de Joinville, além de autoridades locais, como o Secretário Municipal de Educação Roque Mattei, a Gerente Regional de Educação Dalila Rosa Leal (representando a Secretária do Desenvolvimento Regional de Joinville Simone Schramm), a Professora Brígida Maria Erhardt (representando a reitoria da Univille) e a professora Maria Isabel Archer do departamento de Educação Física da Univille.

Duas palestras foram ministradas no dia. A primeira foi sobre liderança educativa e clima organizacional com o professor Tito Lívio Lermen – membro do Conselho Estadual de Educação. A segunda foi sobre o papel da equipe gestora na organização da escola, com o professor Giancarlo Décimo Grazziottin, do departamento de administração da Univille.

No período da tarde, os gestores das escolas Escola Municipal Adolfo Bartsch, E.E.B. Profa. Léa Maria Aguiar Lepper, Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e E.E.B. Prof. Gustavo Augusto Gonzaga relataram suas esperiências no contexto da comunidade escolar, destacando a estrutura e o funcionamento das instituições que coordenam.