A reitora da Univille, profª Sandra Furlan, integrou a comitiva da Acafe que participou em Brasília, no dia 18 de agosto, da audiência com o ministro José Henrique Pain e representantes das secretarias de Educação superior e de Regulação e Supervisão da Educação Superior. O encontro tratou principalmente de questões relacionadas à regulamentação das universidades comunitárias e o acesso dessas Instituições aos editais do governo federal.

 

FIES em questão

Na reunião em Brasília no dia 19 de agosto com o Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, a comitiva da Acafe discutiu questões relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. Entre os principais problemas apontados, para os quais foram prometidas soluções em breve, estão a dificuldade com o sistema do FIES, que tem estado indisponível por motivo de manutenção, e os obstáculos enfrentados pelos alunos quanto ao contrato.

Sobre os atrasos no pagamento do FIES, Corrêa explicou que o problema ocorreu porque houve um grande aumento na busca pelo Fundo, que ultrapassou a meta para o ano. Uma semana depois, dia 28 de agosto, um crédito complementar do FIES foi autorizado por a medida provisória (MP).