A acadêmica do curso de Design Renata Michels Thiel ganhou uma oportunidade ímpar em sua experiência de estudos fora do País. Ela foi uma das primeiras estudantes da Univille a participar do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal. O intercâmbio aconteceu no Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coréia (Kaist), em Seul, considerada a melhor universidade sul-coreana.

Graças a uma parceria do CsF com grandes empresas locais, que oferecem estágios exclusivos para estudantes do programa, Renata foi parar no cobiçado centro integrado de P&D de uma das maiores montadoras do mundo, a Hyundai Motor Company. Somente 13 bolsistas do mundo tiveram esta oportunidade, que durou cinco semanas.

Lá, Renata foi desafiada a criar, com total liberdade, um carro-conceito para o mercado brasileiro, onde a empresa está em expansão. O curioso é que, até então, apenas coreanos haviam criado carros para a montadora destinados ao Brasil e não levavam em conta a dimensão do país, em que uma viagem pode durar dois dias. Por esse motivo, segundo a estudante, ela optou por um carro flexível para longas viagens e inspirado em animais brasileiros e tribos da Amazônia. O desenho, claro, é mantido em sigilo pelos sul-coreanos.

A demonstração de talento aqui também pode render um incentivo adicional para quem opta por uma experiência internacional nos estudos. Foi o que aconteceu com a estudante de Artes Visuais da Univille Mayara Mendes Dorada (foto), de 20 anos. Ela foi aprovada para realizar um intercâmbio em Portugal com o plus de ser premiada com o incentivo de R$ 7 mil do Programa Santander Universidades. Pesou na escolha ter sido selecionada pelo 15º Salão de Novos Artistas de Joinville, que revelou o talento da arte local. Ela vai estudar durante um ano na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.