A experiência acadêmica internacional representou muito mais do que conhecer novos lugares e culturas diferentes para as acadêmicas da Univille Laíssa Leal Czekalski, do curso de Comércio Exterior, e Renata Michels Thiel, do curso de Design.

Laíssa passou seis meses em intercâmbio na Universidade de Lisboa, em Portugal, na Faculdade de Economia e Gestão, a mais próxima da área de conhecimento de sua graduação. Aproveitou a integração com um grupo de colegas para participar de um concurso de empreendedorismo promovido pela própria universidade, em parceria com a Junior Achievement, a maior e mais antiga organização mundial educativa. O desafio era montar uma empresa ou criar um produto inovador que atingisse um milhão de clientes ou 1 milhão de euros.

O grupo de Laíssa desenvolveu uma plataforma digital que integra editoras, escritoras e leitores e contempla do marketing ao financeiro. A ideia, já com registro, foi selecionada, concorreu ao concurso nacional – em que competem várias universidades portuguesas - e conquistou nada menos que o 3º lugar. Como prêmio, a equipe ganhou um treinamento especializado. “Tudo foi válido, aprendi muito com essa experiência, além de ter a oportunidade de conhecer novas pessoas e o modo de trabalhar das universidades europeias”, comemorou a estudante.