Histórias que merecem ser compartilhadas

A joinvilense Renata Amanda Gonçalves tem apenas 24 anos e já é doutoranda. O fato de ser tão jovem e já possuir um currículo lattes de respeito causa bastante curiosidade. “As pessoas estranham muito”, revela, aos risos. “Às vezes me olham como se eu fosse de outro planeta, mas não é nada disso. Sou apenas esforçada. Por nunca ter reprovado e ter dado sequência aos estudos sem interrupções, hoje aos 24 anos sou doutoranda”.

Quando começou a cursar Ciências Biológicas – Biologia Marinha na Univille, Renata sentiu muita identificação com as disciplinas. No 3º ano da graduação, ela entrou como voluntária no Laboratório de Toxicologia Ambiental, unidade SFS, coordenado pela profa Therezinha Maria Novais de Oliveira.

“Este período no laboratório foi essencial para minha formação. Submeti e aprovei trabalhos científicos desde o Seminário de Iniciação Científica da Univille até em seminários e congressos nacionais e internacionais. Isso permitiu que eu formasse um bom Currículo Lattes, possibilitando meu ingresso no mestrado”, explica Renata, que no começo de 2014 se formou no Mestrado em Saúde e Meio Ambiente na Univille. Hoje, ela faz doutorado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como bolsista do CNPq.

Ao olhar para trás, Renata garante que, de todas as suas conquistas e vitórias, a maior delas é sua formação acadêmica. “Meus pais e eu lutamos muito para eu ter a formação que tenho hoje, sem esquecer os meus professores orientadores que me deram oportunidades e confiaram no meu trabalho”.

Para o futuro, Renata vislumbra terminar o doutorado e quem sabe fazer um pós-doutorado em uma grande universidade fora do país. Apesar de ter uma trajetória acadêmica tão expressiva, a estudante se considera jovem demais para dar conselhos. Mas aceita dar sugestões aos graduandos: “As boas oportunidades aparecem quando nos esforçamos, demonstramos interesse e corremos atrás, tendo foco e determinação daquilo que queremos”.

Você conhece algum acadêmico, professor ou funcionário da Univille com uma história que merece ser compartilhada? Mande para a gente! bisu@univille.br