A Univille, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a SDR/Joinville formalizaram no dia 30 de julho a doação do terreno da universidade para o Governo do Estado instalar o Centro de Inovação de Joinville, um dos 12 previstos para Santa Catarina.

O terreno, de aproximadamente 8 mil metros quadrados, fica localizado no Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq), anexo à Univille. O Centro de Inovação de Joinville terá de 3,8 mil m² de área construída. A reitora da Univille, profª Sandra Furlan, e a secretária de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm assinaram a escritura do imóvel, que seguiu no mesmo dia para o cartório.

A doação do terreno foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Joinville em abril do ano passado. O projeto está em fase de aprovação e licenciamento pela Prefeitura. Depois de iniciadas, as obras devem durar de 18 a 24 meses meses e consumir um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões, segundo informou a SDS. O prazo para início da construção é de dois anos.

A reitora da Univille, profª Sandra Furlan, destacou a iniciativa como um marco na concretização do sistema de inovação local e estadual e parte da realização de um sonho. “A Secretaria (SDS) está transformando o estado de Santa Catarina por meio da inovação”, elogia.  Os centros de inovação são considerados um grande impulso às articulações da tríplice hélice da inovação – universidade, governo e empresas.

Os centros de inovação deverão abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, estruturas para treinamentos e para agências de fomento, auditório e empresas inovadoras de base tecnológica.

Inovaparq

O Inovaparq, onde vai ser instalado o Centro de Inovação de Joinville, é mantido pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), começou a ser instalado no campus da Univille em 2010 e reúne as competências em ensino, pesquisa e extensão da UFSC, Udesc, Univille, IFSC e IFC, que atuam conjuntamente. Atualmente, o parque conta com 11 empresas, entre instaladas e incubadas.