Bolsas de Estudo| Editais e Financiamento

Bolsas de Estudo
Bolsas de Estudo

Bolsa de Analise Socioeconômica


UNIEDU
Programa de Bolsas de Estudo - Constituição do Estado de Santa Catarina 

O que é: o processo de bolsa de estudo que engloba bolsas com recursos do Artigo 170 e Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e se destina a estudantes dos cursos de graduação da Univille. São bolsas a partir de 25% dependendo da condição socioeconômica apresentada e comprovada pelo estudante. Também apresenta a modalidade de Pesquisa e Extensão que se destina a estudantes dos cursos de graduação interessados em desenvolver pesquisa ou participar de determinado programa ou projeto de extesnão na Univille.

Contrapartida: o acadêmico contemplado deve ler atentamente o Edital, pois, para ter direito ao beneficio ele deve participar de programas e projetos desenvolvidos pela Univille, apresentando um Termo de Adesão no inicio e um relatório de 20 horas a cada semestre, totalizando 40 horas.

Quando solicitar: o prazo para estudantes solicitarem bolsa de estudo é especificado em Edital. Geralmente acontece no início de cada ano. Para participar os candidatos devem preencher um cadastro no site www.uniedu.sed.sc.gov.br e posteriormente preencher o cadastro no site da Univille.

Quem pode solicitar: estudantes matriculados nos cursos de graduação da Univille.

Quem não pode solicitar: estudantes que já concluíram ensino superior ou que pagam menos que 50% do valor do curso (base utilizada: Edital de Matrícula e Encargos Financeiros), sem considerar as dependências.

 

PROUNI

As inscrições para o Programa Universidade para Todos - Prouni do Governo Federal, poderão ser efetuadas no site do MEC (Ministério da Educação): www.mec.gov.br em período especifico.

Requisitos para Prouni

Para se inscrever no programa de concessão de bolsas, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em ano anterior, não ter nenhuma diploma de curso superior e, ainda, atender a um dos critérios:

·  tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

·  tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

· tenham cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

·  sejam portadores de deficiência;

·  sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

 A nota mínima estabelecida pelo MEC para participação no processo seletivo do Prouni é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média e nota superior a zero na redação do exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Central de Atendimento do Ministério da Educação telefone 0800 616161 ou por meio de formulário aletrônico ao Prouni, disponível no Portal do Ministério da Educação www.mec.gov.br

 Ofício-Circular nº 4/2012-DIPES/SESu/MEC

 

Bolsas de Merito

Bolsas Cultural - Teatro Coral
Você pode participar de grupos artísticos e culturais como o teatro e o coral, recebendo bolsa de estudo.

PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Extensão 

O que é: o programa de bolsa de extensão com recursos da Univille, se destina a estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado interessados em participar de programas ou projetos de extensão da Univille.

Quando solicitar: pode ser solicitado no final do ano (aproximadamente em outubro). De acordo com a necessidade dos programas e projetos de extensão o professor coordenador do programa ou projeto pode realizar seleção para substituição a partir de entrevista durante o ano.

Quem pode solicitar: todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós graduação e mestrado da Univille.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVILLE

RESOLUÇÃO 29/08 (Fixa critérios para concessão de bolsas)


PIBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

O que é: o programa de bolsa de pesquisa com recursos do FAP se destina a estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado interessados em desenvolver pesquisa ou participar de determinado programa ou projeto de pesquisa na Univille.

Quando solicitar: pode ser solicitado no final do ano (aproximadamente em outubro). De acordo com a necessidade dos programas e projetos de pesquisa o professor coordenador do programa ou projeto pode realizar seleção para substituição a partir de entrevista durante o ano.

Quem pode solicitar: todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós graduação e mestrado da Univille.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVILLE

RESOLUÇÃO 29/08 (Fixa critérios para concessão de bolsas)