A reitora da Univille, profª Sandra Furlan, foi buscar apoio de senadores catarinenses para solucionar a questão da mudança de regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e que pegaram de surpresas as instituições de ensino superior em todo o País. A reitora teve encontro nesta segunda-feira (23 de fevereiro) com o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC) em Joinville e também pediu apoio ao senador Paulo Bauer (PSDB/SC), vice-líder do partido no Senado.

O senador Luiz Henrique disse que vai marcar uma audiência com o Ministro da Educação, Cid Gomes, e levar os reitores das universidades comunitárias catarinenses para negociar com o MEC alternativas para que a comunidade acadêmica não seja prejudicada.

As novas regras passaram a valer de um dia para o outro, e as universidades sequer receberam comunicado oficial. Além da limitação no reajuste das mensalidades, O MEC excluiu do FIES estudantes com nota no Enem inferior a 450 pontos.

Em comunicado, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), da qual a Univille faz parte, protestou contra as novas regras e articula com outros órgãos que aglutinam instituições de ensino superior do País uma solução negociada com o Ministério da Educação.