Na última sexta-feira, 12, a Univille foi palco para a palestra Câncer Infanto-Juvenil, ministrada pelo Dr. Hugo de Oliveira. A programação faz parte do Abril Saúde Univille. 

A Palestra trouxe informações sobre o como identificar o Câncer Infanto-Juvenil, que diferentemente do câncer do adulto, afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Câncer pediátrico representa apenas um percentual pequeno (aproximadamente 3%) em relação ao câncer de adultos. 

“O diagnóstico precoce é a melhor arma e munição contra a batalha do câncer infanto-juvenil", diz Dr. Hugo. O especialista acredita que através do conhecimento é possível salvar vidas de crianças portadoras da doença. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.  

As causas de câncer pediátrico são desconhecidas, entretanto, um pequeno número de casos de câncer em crianças e adolescentes (cerca de 10%) se devem a anormalidades genéticas ou hereditárias. Como a identificação e o diagnóstico precoce fazem diferença no tratamento e cura do câncer, precisamos que mais e mais pessoas saibam reconhecer os sinais e sintomas sugestivos de um câncer infanto-juvenil.